Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Internet longe de compensar perdas de edições de jornais americanos

Por Karen Bleier
6 mar 2012, 01h26

A receita obtida na internet pelos jornais americanos está longe de compensar o recuo das edições impressas, indica um estudo divulgado nesta terça-feira.

“Para cada dólar ganho na edição digital, 7 dólares são perdidos em receita no papel”, conclui este estudo do Pew Research Center.

O estudo foi realizado do fim de 2010 ao final de 2012 graças a dados comerciais confidenciais fornecidos por 38 jornais pertencentes a seis grupos diferentes. Juntos, esses títulos obtêm ainda 92% de suas receitas graças à edição impressa.

“Um sentimento generalizado é que quinze anos depois do início da transição digital, os dirigentes ainda têm a impressão de estarem no começo de uma reflexão sobre a maneira de proceder” frente à erosão da clientela tradicional, indicou o Pew Research Center, depois de ter consultado os dirigentes da imprensa.

Continua após a publicidade

“Nossas pesquisas revelam um setor que ainda não avançou muito para um modelo econômico que substitua o modelo tradicional outrora próspero, enquanto até a receita publicitária global dos jornais caiu mais da metade em apenas alguns anos”, explicou.

“O setor reagiu a essas perdas aumentando o preço das assinaturas. Mesmo dessa maneira, a receita total dos jornais está em queda de mais de 40% na década passada”, acrescentou o centro de pesquisas.

De acordo com os autores do estudo, os jornais que se saem melhor são aqueles capazes de propor aos anunciantes alvos precisos entre os seus leitores na internet. Mas apenas 40% deles afirmaram que esta era “uma parte importante de seu método de venda”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.