Inflação dos EUA sobe 0,3% em fevereiro e vai a 2,5% no ano
O PCE veio dentro da expectativa do mercado, com exceção do núcleo, que ficou ligeiramente acima

O índice de preços de consumo (PCE) dos Estados Unidos subiu 0,3% em fevereiro de 2025, conforme divulgado pelo Bureau of Economic Analysis nesta sexta-feira. Na comparação anual, o PCE registrou alta de 2,5%, dentro das expectativas do mercado, mas ainda acima da meta de 2% perseguida pelo Federal Reserve (Fed).
O núcleo do PCE, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,4% no mês, superando a previsão de 0,3%. Na base anual, o núcleo subiu 2,8%, também acima da expectativa de 2,7%, o que reforça a persistência da inflação em componentes mais rígidos da economia.
Os dados mais elevados do núcleo do PCE indicam que as pressões inflacionárias seguem fortes, mesmo com os esforços do Fed para controlar a alta dos preços. Na semana passada, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) decidiu manter as taxas de juros inalteradas entre 4,25% e 4,50% sinalizando que o cenário está envolto de maior incerteza econômica com a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.