Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘Inflação do aluguel’ tem queda de 0,67% em agosto

IGP-M acumula alta de 4,09% no ano e de 4,95% nos últimos doze meses; preços do atacado e construção puxaram indicador para baixo no mês

Por da Redação
Atualizado em 29 ago 2019, 11h37 - Publicado em 29 ago 2019, 10h51

O Índice Geral de Preços–Mercado (IGP-M) registrou deflação (queda de preços) de 0,67% em agosto, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira, 29. Em julho, o índice havia registrado inflação de 0,40%.

O IGP-M é usado como referência para o reajuste dos aluguéis, que usam o acumulado em doze meses para ajuste de contratos. Em agosto, a alta cumulada é de 4,95% nos últimos doze meses e de 4,09% no ano. A queda da taxa de julho para agosto foi puxada pelos preços no atacado e pelo custo da construção.

O IGP-M é composto por outros índices medidos pela FGV. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, anotou deflação de 1,14% em agosto, depois de uma inflação de 0,40% em julho. Já o Índice Nacional de Custo da Construção continuou registrando inflação em agosto (0,34%), mas num ritmo inferior a julho (0,91%). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), acelerou 0,23% contra 1,6% no mês anterior.

Em 2019, o IGP-M registra alta acima de outros índices de inflação. No acumulado no ano até agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, acumula alta de 2,51%. Em doze meses, a taxa é de 3,22%.

Continua após a publicidade

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.