Índice de inflação PCE vai a 2,4% em 12 meses, em linha com expectativas
Números do indicador preferido do Fed registram aceleração dos preços em relação a dezembro
O PCE, índice de preços preferido do banco central americano para medir a inflação, registrou alta de 0,3% em janeiro. Trata-se de uma aceleração em relação a dezembro, quando os preços haviam subido 0,1%. Na base anual, a alta em janeiro é de 2,4% – uma queda ante dezembro, que registrou 2,6% em 12 meses. Os dados vieram em linha com a estimativa do mercado.
O núcleo do PCE, métrica que exclui preços de alimentos e energia (mais voláteis), aumentou 0,4% em relação a dezembro, também em linha com o consenso do mercado. Em 12 meses, o avanço é de 2,8%. Em dezembro, o indicador registrava +0,2% no mês e +2,9% em 12 meses.
O Fed tem como meta levar o núcleo do PCE para 2% a.a. Segundo a última edição do Livro Bege (relatório de expectativas macroeconômicas dos dirigentes da instituição), de novembro, o país deve alcançar este alvo apenas em 2026.
Após os dados, os futuros de NY inverteram o sinal passaram a subir e os títulos reduziram as perdas, isso porque os investidores reforçam as apostas de que o Fed deve iniciar os cortes de juros no segundo trimestre. Enquanto isso, o Ibovespa opera em queda de 0,6%, por volta das 11h