Índice de preços ao produtor nos EUA supera expectativas e sobe 0,3% em setembro
Indicador mostra pressão inflacionária moderada e reacende debate sobre os efeitos do shutdown e das tarifas comerciais na economia dos EUA
O índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos que foi divulgado nesta terça-feira (25) pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho, registrou alta de 0,3% em setembro em comparação com o mês anterior, após uma queda de 0,1% em agosto.
Em 12 meses, o índice de preços ao produtor (PPI) acumulou avanço de 2,7% em setembro, exatamente o mesmo ritmo registrado em agosto. Já o núcleo do indicador, que desconsidera componentes mais instáveis, como energia e alimentos, mostrou uma elevação mensal de 0,1%. O resultado representa uma desaceleração frente ao aumento de 0,3% observado no mês anterior e ficou abaixo da expectativa dos analistas, que projetavam alta de 0,2%. No recorte anual, o núcleo do PPI soma um aumento de 2,9% no período.
Segundo o Departamento de Estatística do Trabalho (BLS), a divulgação dos dados do PPI de setembro foi adiada em mais de cinco semanas por conta do shutdown. O BLS informou que devido a paralisação, não foi possível concluir o processamento e a devida revisão dos dados até que os repasses orçamentários federais fossem retomados. Para Mônica Araújo, Economista Chefe da InvestSmart XP, apesar de ser um dado antigo, é importante acompanhar quais os próximos passos para a economia americana pós shutdown. “Precisamos acompanhar como que as tarifas comerciais impostas pelo Presidente Trump estão impactando a economia real e como o mercado corporativo está se adaptando e limitando de alguma forma o repasse integral do aumento de custos de componentes importados aos seus preços”, explica Mônica.
O número que pode azedar o sonho eleitoral de Lula em 2026
Risco de interferência de Trump no Brasil existe, mas não da maneira óbvia, diz especialista
Em decisão sigilosa, PGR arquiva investigação sobre segredos de Lula e Janja no Planalto
O novo (e doloroso) revés contra Wagner Moura rumo ao Oscar
Procurado pela Interpol, chefe da segurança de Rogério Andrade é preso no Rio







