Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Indicação de nova presidente da Petrobras pode ser aprovada até sexta

Ministro de Minas e Energia afirma que a indicada do governo está alinhada com suas visões e nega desavença pessoal na demissão de Prates

Por Kaype Abreu 21 Maio 2024, 16h14

A indicação de Magda Chambriard para os cargos de presidente e de membro do Conselho de Administração da Petrobras pode ser apreciada pelo Conselho de Administração até sexta-feira desta semana, dia 24. Para que isso aconteça, é preciso que seja concluída a etapa atual do processo de governança, de avaliação dos comitês de Elegibilidade e de Pessoas.

Em comunicado divulgado na semana passada, a Petrobras informou que, na mesma reunião, o Conselho de Administração apreciará a indicação de Magda Chambriard como membro do colegiado e sua eleição como presidente da companhia. Não há confirmação, entretanto, se ela já tomaria posse na sexta-feira. 

O processo de análise costuma levar até 15 dias. No entanto, a análise pelo Conselho de Administração pode ocorrer em prazo menor, como aconteceu com o ex-presidente Jean Paul Prates, demitido na semana passada por Lula

A demissão de Prates e a nomeação de Chambriard, ex-funcionária da companhia e ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo durante o governo Dilma Rousseff, balançou o mercado. A companhia perdeu 55 bilhões de reais em valor de mercado nos três dias que seguiram a decisão de Lula. A principal preocupação do mercado é que a nomeação da ex-diretora da ANP amplie a interferência política do PT na estatal.

Prates foi demitido depois de um longo processo de fritura no governo. O relacionamento dele com alguns ministros, como Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) não era das melhores, mas piorou após o executivo se abster de uma votação sobre dividendos extraordinários. A orientação do governo era para não pagar. Após a tensão gerada no mercado, a empresa recuou e decidiu distribuir 50% destes dividendos. Também pesou para a decisão a cobrança de Lula por aumento de investimentos estruturantes da companhia.

Continua após a publicidade

” Tentaram personificar em mim e no ministro Rui Costa (o motivo para a demissão de Prates). Isso não aconteceu. O presidente Lula, com 78 anos, não pode ser constrangido por nenhum de nós”, afirmou Silveira a jornalistas nesta  terça, durante o embarque de eletricistas da Light e da Enel Rio, além de equipamentos, para ajudar em reparos no Rio Grande do Sul.

Segundo o ministro, o objetivo da troca é o cumprimento integral do plano de investimentos da Petrobras, que elevou em 31% o volume de recursos a serem aplicados entre 2024 e 2028.

Chambriard é vista como mais alinhada aos ministros e a Lula quanto aos objetivos e funções da Petrobras. Silveira questionou as críticas a indicada pelo governo, salientando que ela é uma profissional com extensa carreira no setor petroleiro. “ É desrespeitoso dirigir-se a uma profissional como a Magda como subserviente”, afirmou.  Silveira salientou que ele e Chambriard estão alinhados a temas como exploração de petróleo na Margem Equatorial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.