Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Índia tem crescimento mais fraco em 9 anos com queda da rúpia

NOVA DÉLHI, 31 Mai (Reuters) – O crescimento econômico da Índia caiu para o nível mais baixo em nove anos nos primeiros três meses de 2012, marcando uma queda dramática em um país cuja economia estava crescendo quase dois dígitos antes da recessão global.

“Ações urgentes e corajosas são imediatamente necessárias para evitar que a economia caia numa crise total. Isso deve ser evitado a qualquer custo”, disse o secretário-geral da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia, Rajiv Kumar.

A economia cresceu 5,3 por cento no último trimestre ante o ano anterior, uma forte desaceleração ante o crescimento de 9,2 por cento no último trimestre do ano anterior, mostraram dados do governo. O ministro das Finanças do país, Pranab Mukherjee, culpou a fraca performance do setor manufatureiro, que encolheu 0,3 por cento ante o ano anterior, pela desaceleração.

Os dados foram divulgados em meio à queda da rúpia para outra mínima recorde e com manifestantes tomando as ruas pela Índia para exigir a retirada do acentuado aumento no preço do petróleo anunciado na semana passada.

Os números foram a última confirmação de que a desaceleração da terceira maior economia asiática está se aprofundando.

(Reportagem de Manoj Kumar; reportagem adicional de Annie Banerji, Satarupa Bhattacharjya e Arup Roy Choudhury)