Impostos e juros altos são as maiores preocupações da indústria, mostra CNI
Sondagem Industrial verificou os principais problemas que atrapalharam os negócios das empresas no segundo trimestre

Depois de chegarem aos 15% em junho, os juros elevados ultrapassaram os receios quanto à falta de demanda e se tornaram o segundo maior problema entre os empresários da indústria, de acordo com a Sondagem Industrial referente ao mês de junho divulgada nesta sexta-feira, 18, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
No primeiro trimestre deste ano, 27,1% dos empresários entrevistados afirmavam que os juros elevados estavam atrapalhando os seus negócios, proporção que subiu para 29,5% no segundo trimestre. Agora na terceira colocação, a falta de demanda interna foi apontada por 28,3% dos respondentes, ante 27,1% no primeiro trimestre.
A primeira colocação entre os maiores empecilhos as negócios, de acordo com os industriais, continua sendo a elevada carga tributária, apontada por 36,7% dos entrevistados. A falta ou alto custo de trabalhadores qualificados aparece na quarta colocação, apontada por 23,3% das empresas. No questionário conduzido pela CNI, os executivos podem indicar até três itens, em um lista com 16 opções, que constituam os principais problemas enfrentados pela empresa.

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: