Ibovespa fecha estável e dólar cai, após o feriado do Dia do Trabalho
Principal índice da bolsa brasileira registra leve alta de 0,05%, depois de operar com bastante volatilidade durante o dia

O Ibovespa encerrou esta sexta-feira 2 praticamente estável, com uma ligeira alta de 0,05% que o levou aos 135 134 pontos. A virada ocorreu nos últimos minutos do pregão, já que, no pré-fechamento, o principal índice da bolsa brasileira recuava 0,07%. A oscilação retrata bem a volatilidade do Ibovespa nesta volta do feriado do Dia do Trabalho. Ao longo da sessão, o índice operou entre perdas e ganhos. Na mínima do dia, baixou para 134 355 pontos, uma queda de 0,53% sobre o fechamento de 30 de abril. Na máxima, subiu 0,15% e marcou 135 275 pontos.
Apesar de minúsculo, o bom resultado da bolsa nesta sexta se alinhou ao desempenho dos principais mercados globais. Em Wall Street, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq encerraram o dia com ganhos de 1,39%, 1,47% e 1,51%, respectivamente. As altas refletem o otimismo dos investidores com um possível acordo entre a China e os Estados Unidos que reduza as tensões geopolíticas acirradas pelo tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump a mais de 150 países.
A China, que obteve um superávit de 300 bilhões de dólares no ano passado no intercâmbio comercial com os americanos, foi taxada em até 245% e revidou com uma sobretaxa de 125% contra as importações dos Estados Unidos. Nesta sexta-feira, contudo, o ministério do Comércio chinês indicou que Pequim pode negociar com Washington uma solução que esfrie a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Embora as declarações chinesas sejam vagas e acompanhadas de cobranças duras, como a de que o país espera “sinceridade” e o abandono da “coerção e extorsão” da Casa Branca para que haja condições de negociação, foram o suficiente para animar o mercado e aumentar o apetite por risco. Com isso, os investidores internacionais voltaram a apostar em mercados como o Brasil e a sustentar a leve alta de hoje. Outro sinal foi a queda de 0,38% do dólar hoje, que fechou cotado a 5,654 reais para venda.
Entre os papéis que compõem o Ibovespa, o grande destaque foi a Prio (PRIO3), que disparou 8% e terminou o dia cotada em 36,43 reais. A petrolífera anunciou a compra de 60% do Campo de Peregrino, localizado na Bacia de Campos, por 3,5 bilhões de dólares. Das ações com maior peso no índice, as preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram 2,73%, para 30,81 reais, e as ordinárias (PETR3), 2%, cotadas a 32,69 reais.
Já o GPA (PCAR3), dono do Pão de Açúcar, foi o destaque de queda, ao derreter 7,8%. A Vale (VALE3), que também possui peso relevante no Ibovespa, recuou 0,11%, para 52,80 reais.