Ibovespa bate recorde e chega a 155 mil pontos com alívio após avanço sobre fim do shutdown nos EUA
Expectativa pelo desfecho da paralisação do governo americano e discurso do Lula na COP30 animam os mercados
O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira (10), alcançando a máxima histórica de 155 000 pontos às 10h30, impulsionado pelo otimismo com o possível fim da paralisação do governo dos Estados Unidos (shutdown).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será responsável por abrir a cúpula das Nações Unidas sobre o clima, a COP30, com o discurso de abertura. No cenário corporativo, os investidores acompanham de perto os balanços de companhias como Braskem (BRKM5), Itaúsa (ITSA4) e Sabesp (SBSP3), entre outras. Já as projeções do mercado para a inflação (IPCA) de 2024 interromperam uma sequência de seis semanas de queda e permaneceram estáveis em 4,55%, segundo o Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central.
Entre os grandes bancos, o Banco do Brasil (BBAS3) foi o único a registrar leve queda, de -1,05%. Já Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Itaú (ITUB4) operavam em alta de 0,43%, 0,37% e 0,35%, respectivamente, por volta das 10h30.
Cenário internacional
O sentimento positivo no exterior decorre do avanço, no Senado dos EUA, de uma proposta que busca encerrar a paralisação histórica do governo, que já dura 40 dias, e garantir o financiamento até 30 de janeiro. Caso seja aprovada, a medida ainda precisará passar pela Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção do presidente Donald Trump, um processo que pode levar alguns dias até uma definição.
De acordo com Bruno Yamashita, analista de Alocação e Inteligência da Avenue, o principal fator para a queda do dólar, que opera a 5,31 reais, é justamente o progresso nas negociações para o fim do shutdown. “Ainda há etapas a cumprir, mas o mercado sentiu um grande alívio com o avanço do acordo”, afirma. Em Wall Street, o Dow Jones Futuro sobe 0,35%, o S&P Futuro avança 0,86% e o Nasdaq Futuro ganha 1,40%.
Flamengo x Santos no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Mirassol x Palmeiras no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
A visita ‘para inglês ver’ do príncipe William ao Rio
‘Não se encara com teorias um bandido armado com fuzil’, diz ex-ministro da Segurança
O apelo de aliados para que Bolsonaro rompa o silêncio e controle os próprios filhos







