Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

HP anuncia plano de cisão e demite 55 mil funcionários

Companhia separará sua divisão de computadores pessoais e de impressoras da divisão de hardware corporativo e de serviços

A Hewlett-Packard Co. (HP) confirmou nesta segunda-feira que planeja se dividir em duas empresas, separando sua divisão de computadores pessoais e de impressoras da divisão de hardware corporativo e de serviços. Entre as mudanças também está a demissão de 55 mil funcionários no mundo, mais do que o corte anunciado anteriormente, de 45 a 50 mil vagas.

A proposta da HP é fazer a cisão por meio de uma distribuição de ações, livre de impostos. Se o plano for adiante como previsto, dará origem a duas empresas de capital aberto, com receita anual de mais de 50 bilhões de dólares cada. A HP, que registrou forte queda nas vendas, estima potencial mais forte a longo prazo para o negócio de hardware corporativo e de serviços do que para o setor de PCs e impressoras, segundo uma fonte com conhecimento do plano de cisão.

Leia também:

Montadoras anunciam nova onda de demissões e férias coletivas

Warner Bros planeja demitir mil funcionários no mundo todo

Via Uno fecha fábrica e para produção na Bahia

Uma série de grandes empresas, incluindo o eBay no setor de tecnologia, decidiram promover cisões recentemente, em parte por causa de uma avaliação de que operações com perfis diferentes de crescimento são mais bem administradas como entidades separadas.

(Com Estadão Conteúdo)