Home office de 2 dias semanais é o favorito de 61% das empresas brasileiras
Levantamento da Korn Ferry analisa tendências do trabalho remoto em 2024 e como serão tratadas em 2025

Se depender das empresas brasileiras, seus funcionários devem passar menos tempo em home office e mais dias no trabalho presencial. A conclusão é de uma pesquisa da consultoria Korn Ferry com as tendências para 2025. Embora 67% das companhias entrevistadas aceitem algum tipo de trabalho remoto, 61% delas afirma que o ideal é que o home office ocupe apenas dois dias por semana.
Trata-se do mesmo percentual visto na pesquisa de 2023. A Korn Ferry constatou que o home office parcial prevalece no mercado brasileiro. Apenas 13% admitem que os funcionários trabalhem todos os dias remotamente, e 20% exigem o trabalho presencial durante toda a semana.
Em relação à quantidade de dias que as companhias brasileiras esperam que seus colaboradores trabalhem de casa, há uma clara resposta para a maioria. Assim como em 2023, 61% das entrevistadas preferem que seus profissionais estejam em home office dois dias por semana; para 21%, o ideal são três dias por semana – trata-se de uma queda de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Outros 17% afirmam que apenas um dia remotamente é necessário, um aumento de 8 pontos percentuais quando comparado a 2023. Quatro dias por semana de home office são aceitos por 1% das empresas, ante aos 4% que tiveram essa resposta no ano passado.
Esse padrão pode ser relacionado aos 27% de companhias que alteraram sua política de trabalho remoto no último ano. Entre elas, 86% diminuíram a quantidade dos dias de home office, 10% aumentaram esses dias, 2% adotaram o modelo totalmente presencial e 2% adotaram o modelo totalmente remoto.
O levantamento da Korn Ferry também apontou que 41% das empresas brasileiras encontraram desafios na atração de talentos devido a adoção da política de redução de dias de home office, já que muitos profissionais priorizam horários e locais de trabalho mais flexíveis nos dias atuais.
Quanto às perspectivas para 2025 das empresas que não alteraram sua política de dias de trabalho remoto, 67% ressaltam que também não pretendem mudá-la neste ano. 28% delas não pretendem fazer alterações, mas ainda estão considerando e avaliando possibilidades. Já 5% afirmam que irão mudar as regras em relação aos dias de trabalho remoto. Para aquelas que pretendem fazer alterações em 2025, 88% irão diminuir os dias de home office, 12% irão adotar o modelo integralmente presencial e nenhuma aumentará os dias de trabalho remoto.