Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Haddad anuncia duas mulheres para o secretariado do Ministério da Fazenda

A diplomata Tatiana Rosito e a servidora pública Fernanda Santiago irão integrar o primeiro escalão da equipe econômica; de nove nomes, três são mulheres

Por Larissa Quintino Atualizado em 28 dez 2022, 15h59 - Publicado em 28 dez 2022, 15h52

Fernando Haddad, indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério da Fazenda a partir de 2023, anunciou mais dois nomes que irão compor o primeiro escalão de secretários da pasta econômica. Nesta quarta-feira, 28, ele confirmou o nome da diplomata Tatiana Rosito como secretária de Assuntos Internacionais da pasta e a procuradora da Fazenda Nacional, Fernanda Santiago, para a assessoria jurídica do ministério. 

Dos nove nomes indicados para o primeiro escalão, três são mulheres — Anelise de Almeida já havia sido confirmada para a Procuradoria-Geral da Fazenda. Falta o ministro anunciar quem serão os presidentes dos bancos públicos. Apesar de Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil estarem sob o guarda-chuva de Haddad, os nomes devem ser indicados pelo presidente eleito.

Rosito é diplomata e economista, atualmente consultora do New Development Bank (NDB), o banco dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A futura secretária trabalhou por mais de dez anos na Ásia e serviu nas Embaixadas do Brasil em Pequim e Singapura. Rosito também integrou a Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York. Foi Representante Chefe da Petrobras na China e Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios na Ásia entre 2017 e 2019. Também atuou na Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (Camex) e na assessoria dos ministros da Fazenda e do Planejamento.

Continua após a publicidade

Fernanda Santiago é procuradora da Fazenda Nacional. Ela foi policial rodoviária federal por 14 anos antes de ingressar na carreira da PGFN. É especialista em Direito Público e Direito do Estado e mestranda em Direitos Humanos na USP.

Além de Rosito e Santiago, Haddad já nomeou outros sete secretários. São eles: Gabriel Galípolo (secretaria executiva), Bernard Appy (reforma tributária), Anelise de Almeida (Procuradoria-Geral da Fazenda), Rogério Ceron (Tesouro Nacional), Guilherme Mello (Secretaria de Política Econômica), Robinson Barreirinhas (Receita Federal) e Marcos Barbosa Pinto (Reformas Econômicas).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.