Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Guedes: Trump cometeu ‘equívoco brutal’ ao falar sobre manipulação cambial

Ministro afirma que presidente dos EUA mira eleição de 2020 ao dizer que taxaria o aço brasileiro devido à desvalorização artificial do real

Por da Redação
Atualizado em 4 dez 2019, 15h55 - Publicado em 4 dez 2019, 15h43

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cometeu um “equívoco brutal” ao acusar o Brasil de desvalorizar artificialmente o real. A declaração foi dada em entrevista ao site “O Antagonista”, publicada nesta quarta-feira, 4. Segundo o ministro, a desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar não é uma medida artificial ou de manipulação cambial, mas sim consequência da queda da taxa de juros e dos gastos públicos menores. “Nós mudamos o mix macroeconômico. Demos um freio na área fiscal aí vem junto o câmbio que estava sobrevalorizado”, afirmou.

Guedes afirmou que a declaração de Trump é uma visão errada do que acontece no Brasil e que é um jeito do presidente dos EUA defender a política protecionista que adota. “Aqui nós estamos abrindo nossa economia, independentemente da política dos outros. Quem quiser trabalhar conosco será bem-vindo. Temos todo o interesse de promover o comércio entre nós. Mas tecnicamente (a posição de Trump) é um equívoco grave.”

 

Guedes se disse surpreso com a medida e afirmou acreditar que a ideia de taxar as importações de aço por causa da desvalorização da moeda brasileira não tenha passado pelos assessores econômicos da Casa Branca. “Eu tinha tido uma excelente conversa com o Secretário de Comércio dos EUA, Wilmour Ross, com o diretor do Conselho Econômico Nacional, Larry Kudlow, numa reunião com CEOs de empresas americanas e brasileiras na semana passada e, de repente, Trump deu esse tiro para cima e falou o que falou”, disse o ministro. Mesmo assim, Guedes admitiu que não ligou para a equipe econômica de Trump para discutir a taxação do aço brasileiro. “Há coisas que é preciso refletir, deixar amadurecer”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.