Greve dos auditores completa 130 dias no sábado e pode atrasar restituição de IR
A paralisação já afetou a liberação da modalidade completa da declaração pré-preenchida, que só ficou disponível neste mês

Com impactos bilionários, a greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que se arrasta por mais de quatro meses, pode criar um gargalo no pagamento das restituições de imposto de renda de pessoa física (IRPF). Neste sábado, 5, a greve completa 130 dias.
Segundo declarou o presidente do Sindifisco, Dão Pereira dos Santos, ao UOL, a demora no pagamento deve resultar do maior tempo para análise das declarações que caírem na malha fina. Essa previsão pode se concretizar caso a greve continue por ainda mais tempo.
Não será o primeiro efeito da paralisação na temporada de declaração do Imposto de Renda. A greve atrasou a liberação da modalidade completa da declaração pré-preenchida, que só ficou disponível neste mês.
Os auditores reivindicam reajuste salarial e a greve ganha força e escala nos últimos dias, tendo sido reafirmada por mais de 5.600 auditores, em Assembleia Nacional realizada no dia 28 de março.
Afetando diretamente o comércio exterior , a greve já causou um prejuízo 14,6 bilhões de reais na arrecadação federal. Terminais de carga estão lotados e correm risco de colapso, segundo contou o diretor da AGL Cargo a VEJA. Qualquer necessidade de atuação de fiscalização da receita federal gera ao menos 15 dias ou mais de prazo para o que o processo seja concluído”, diz
Na assembleia, os auditores também aprovaram a intensificação da operação-padrão com desembaraço zero gerando ainda mais impactos nas aduanas do país. Em Uruguaiana (RS), cerca de 250 caminhões aguardavam para ingressar no Porto Seco Rodoviário, gerando enormes filas e cinco horas de espera, durante a terça-feira, 1, conforme mostra o vídeo abaixo divulgado pelo sindicato. O desembaraço zero deve prosseguir durante esta semana e a próxima, até o dia 11 de abril, de acordo com a deliberação da categoria.
Na próxima sexta, dia 11 de abril foi marcado um ato em homenagem aos auditores aduaneiros, em Viracopos, Campinas (SP). Será realizado, ainda, um ato público em Brasília, no dia 15 de abril.