Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo quer barrar Refis para 2,5 milhões de devedores

Projeto complementar à reforma da Previdência quer beneficiar apenas empresas com pouca capacidade de pagamento

Por Da redação
7 mar 2019, 16h17

O Ministério da Economia prepara um projeto de lei para limitar benefícios concedidos a empresas em refinanciamentos de dívidas (Refis). A proposta pode barrar o acesso de pelo menos 2,5 milhões de devedores a descontos concedidos pelos programas de parcelamentos.

O número corresponde aos inscritos na Dívida Ativa da União que são classificados pelo ministério com selo A ou B, ou seja, têm boas condições financeiras para quitar seus débitos e, em tese, não precisam do programa de descontos.

O que a PGFN [Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional] deseja com o projeto de lei é ‘calibrar’ o desconto conforme a capacidade de pagamento do devedor, a fim de que devedores com elevada capacidade de pagamento não gozem indiscriminadamente de descontos de até 90%. O abatimento deve se restringir aos devedores que realmente precisam de redução para conseguirem a regularização”, explicou a pasta, em nota. 

Continua após a publicidade

A ideia seria restringir o acesso ao refinanciamento ou oferecer descontos menores a essas empresas com boas notas. O Refis parcela dívidas de empresa com a PGFN e com o INSS em até 15 anos, a depender do programa que a empresa se enquadra.

O projeto de lei complementar, que regulamenta um trecho da proposta de reforma da Previdência, deve ser encaminhado para a Casa Civil ainda neste semestre e, durante a tramitação da PEC que altera as regras nas aposentadorias, chegará ao Congresso. A ideia do governo é cercar esses descontos para evitar calores no pagamento de contribuições previdenciárias por parte de empresas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.