Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Governo permite a beneficiários do Auxílio Brasil mais de um consignado

Presidente Jair Bolsonaro regulamentou as regras para a linha de crédito, mas haverá ato adicional do Ministério da Cidadania com mais regras

Por Larissa Quintino Atualizado em 12 ago 2022, 09h06 - Publicado em 12 ago 2022, 08h58

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto regulamentando o processo para o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Segundo o ato publicado nesta sexta-feira, 12, no Diário Oficial da União, o beneficiário poderá fazer mais de um empréstimo nessa modalidade desde que a margem de desconto não seja superior à prevista em lei, de 40%. Esse limite, no entanto, pode mudar porque o governo deve publicar mais uma regulamentação, dessa vez assinada pelo Ministério da Cidadania, que pode diminuir esse limite.

Os atos normativos são importantes para tirar a empreitada de Bolsonaro — de turbinar os 600 reais do auxílio com acesso ao crédito — do papel.  A Caixa Econômica Federal afirmou a VEJA na última terça-feira que aguardava a regulamentação para começar a ofertar o benefício. Também estatal, o Banco do Brasil não fechou as portas sobre a possibilidade de operar a linha de crédito. Já os grandes bancos privados  como Itaú, Bradesco e Santander não devem operar a linha, uma das grandes apostas eleitorais de Bolsonaro.

O crédito consignado desconta o valor mensal da parcela do empréstimo diretamente em folha, logo é considerado uma linha segura aos bancos, pois há a garantia do pagamento. No caso de que quem toma esse crédito, o dinheiro que ele recebe mensalmente será pago já deduzindo esse valor de parcela. Segundo o decreto publicado nessa sexta, o Ministério da Cidadania ainda irá decidir qual é o valor do benefício que irá compor o limite da cálculo. Vale lembrar que o pagamento de 600 reais é composto por um bônus de 200 reais aprovado na PEC das Bondades. Caso a portaria da Cidadania decida que o limite de consignação dos 40% é em cima dos 600 reais, o valor máximo a ser descontado é de 240 reais para o pagamento mensal de empréstimos. Já se decidir pelos 400 reais como a base do empréstimo, o desconto máximo mensal será de 160 reais.

Segundo o decreto, na hipótese de o valor das consignações ultrapassar, de forma isolada ou combinada com consignações anteriores, o limite máximo previsto em lei, serão descontadas prioritariamente as parcelas relativas aos contratos mais antigos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.