Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Governo pede ao STF mais tempo para negociar participação na Eletrobras

AGU protocolou pedido para ter mais 90 dias do prazo de negociação com a empresa. União tem apenas um representante no colegiado após a privatização

Por Larissa Quintino Atualizado em 8 Maio 2024, 13h32 - Publicado em 4 abr 2024, 09h23

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou um pedido ao ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), para prorrogação por 90 dias do prazo de negociação com a Eletrobras para ampliar a presença do governo no Conselho de Administração da companhia.

No pedido, enviado na quarta-feira ao STF, a AGU afirma que a ampliação é necessária pela “elevada complexidade da situação jurídica e dos diversos atores e interesses que precisam ser compatibilizados” no processo conduzido pelo ministro.

No ano passado, o governo Lula entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no STF questionando a lei que privatizou a Eletrobras. O governo petista discorda do trecho que proíbe acionistas de exercerem votos em número superior a 10%. Pelo modelo de privatização, o governo tem apenas um representante do colegiado, apesar de deter mais de 40% das ações ordinárias da Eletrobras. A briga é para aumentar sua participação no conselho mesmo após a privatização.

“A ação foi proposta pela AGU em maio do ano passado com o propósito de assegurar o direito da União de votar, como acionista da Eletrobras, de forma proporcional à participação que o ente público detém no capital social da empresa”, diz a AGU em nota à imprensa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.