Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Governo pagará dívida de R$1,5 bi com Banco do Brasil

Pagamento é parte da dívida da União com bancos públicos referentes ao repasse de recursos a programas sociais

Por Da Redação 30 dez 2015, 10h53

O governo fará pagamento de 1,5 bilhão de reais ao Banco do Brasil por meio de emissão de títulos da dívida, segundo despacho do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira. O pagamento é parte da dívida da União com bancos públicos referentes ao repasse de recursos a programas sociais. Os detalhes do pagamento devem ser anunciados ainda hoje.

Nesta semana, o secretário interino do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira, já havia informado que o governo emitiria dívida neste valor para quitar a dívida com o BB por conta das chamadas pedaladas fiscais, que são os atrasos nos repasses da União a bancos públicos para subsídios e programas sociais.

No despacho publicado hoje, o ministro da Fazenda autoriza também o contrato de renegociação e quitação de dívida com a Caixa Econômica Federal, no valor total de 168,1 milhões de reais. O contrato é proveniente de obrigações do extinto Território de Roraima com a Caixa.

O governo quer pagar o valor total das pedaladas, de 57 bilhões de reais, neste ano para não comprometer ainda mais as contas públicas no próximo ano e enfraquecer o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Leia mais:

Brasil terá novo rombo nas contas públicas em 2016, dizem economistas

Walmart fechará 30 lojas no Brasil até o início de janeiro

(Com agência Brasil e Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade