Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Google permite que empresas leiam mensagens de usuários do Gmail, diz WSJ

Em 2017, a empresa decidiu que não utilizaria mais seu sistema de análise de conteúdo – mas continua deixando apps escanearem as mensagens

Por Da Redação Atualizado em 4 jul 2018, 15h02 - Publicado em 3 jul 2018, 22h35

Após o escândalo de privacidade que envolveu o Facebook, agora foi a vez do Google ter problemas com as informações dos usuários. Segundo reportagem de segunda-feira do Wall Street Journal, a empresa tem feito pouco para impedir que terceiros tenham acesso ao conteúdo das mensagens do Gmail no mundo todo.

Em 2017, a companhia decidiu que não utilizaria mais seu sistema de análise de conteúdo para personalizar anúncios. No entanto, a gigante de tecnologia ainda possibilita que aplicativos utilizem esse mesmo recurso.

O escaneamento dessas informações ocorre por meio de aplicativos que se conectam ao Gmail – em um processo semelhante ao dos apps que se associam ao Facebook e foram explorados pela Cambridge Analytica no escândalo que abalou a rede social de Mark Zuckerberg.

‘Segredinho sujo’

O Wall Street Journal ouviu funcionários de empresas que desenvolvem programas – de comparação de preços, planejamento de viagens etc – que usam esse escaneamento das mensagens dos usuários do Gmail e eles contaram que não são só robôs que leem o conteúdo.

“Alguns podem considerar isso um segredinho sujo”, contou Thede Loder, ex-executivo da eDataSource Inc., uma dessas desenvolvedoras. Segundo ele, é comum que funcionários leiam emails pessoais dos usuários para “revisar” o trabalho dos robôs. “É comum”, admite. Os aplicativos dizem que a prática está resguardada pelos termos de uso aceitos pelos usuários.

Continua após a publicidade

No site do Gmail, é possível encontrar a lista de com todos os serviços que receberam permissão para acessar algum dado pessoal de sua conta. O ideal é conferir os aplicativos e cancelar os que não são mais necessários.

Nesta terça-feira (3), Suzane Frey, diretora de segurança, confiança e privacidade do Google Cloud, se pronunciou em um post no blog da empresa, explicando que a segurança e a privacidade das contas de e-mail estão constantemente sendo aprimoradas.

Para ser absolutamente claro: ninguém no Google lê o seu Gmail, exceto em casos muito específicos em que você nos pede e dá o seu consentimento, ou em que precisamos para fins de segurança, como investigar um bug ou abuso.”

De acordo com a empresa de análise de internet comScore, o Gmail tem mais de 1,4 bilhões de usuários no mundo e é responsável por 2/3 dos e-mails ativos na rede.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.