Geração Z gasta mais com itens de vestuário, aponta OLX
Pesquisa aponta hábitos de consumo dos jovens nascidos a partir da segunda metade dos anos 1990

Os jovens da Geração Z, aqueles nascidos a partir da segunda metade da década de 1990 e 2010, gastam mais com itens de vestuário, categoria apontada por 67% dos participantes, seguido de Moda e Beleza (58%) e Itens para a Casa (45%). A pesquisa é da OLX, plataforma de compra e venda online de itens usados e seminovos.
O levantamento também aponta que 83% já comprou ou vendeu produtos usados, sendo os eletrônicos os mais vendidos (48%) ou adquiridos (46%), com vestuário vindo em seguida, tanto nas vendas (40%) como nas compras (38%). Móveis é o terceiro tipo de usados mais vendido pela Geração Z (22%) e divide a posição com eletrodomésticos quando se trata de aquisição, com 27% das respostas. O estudo entrevistou jovens entre 18 e 30 anos de todo o país, sem distinção de classe social, gênero ou região.
A maioria dos entrevistados costumam comprar um produto toda semana. No acumulado, mais de 80% dos respondentes costuma fazer compras pelo menos mensalmente. Já apenas 18% da base costuma adquirir produtos em dois meses ou mais. Os critérios mais apontados como mais fundamentais para uma compra são preços (86%), qualidade (79%) e necessidade (73%).