Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Gasto pessoal real nos EUA fica estável em janeiro

Por Da Redação 1 mar 2012, 11h09

WASHINGTON, 1 Mar (Reuters) – A renda dos norte-americanos subiu 0,3 por cento em janeiro, mas os impostos e a inflação diminuíram os ganhos e o gasto do consumidor ficou estável após ser ajustado pela alta dos preços, informou o Departamento do Comércio nesta quinta-feira.

O gasto do consumidor ajustado pela inflação tem ficado estável por três meses consecutivos, ofuscando a perspectiva econômica uma vez que as compras das famílias, desde televisões até refeições em restaurantes, são os principais motores do crescimento.

O aumento da renda ficou levemente abaixo das previsões dos analistas de um ganho de 0,4 por cento. Descontada a inflação, a renda caiu 0,1 por cento.

Os gastos subiram 0,2 por cento em janeiro, pouco abaixo das expectativas dos analistas. Ajustados pela inflação, os gastos ficaram estáveis.

A inflação acelerou recentemente devido ao aumento dos aluguéis e preços de gasolina. Os preços sobre gastos pessoais subiram 0,2 por cento em janeiro, ante 0,1 por cento em dezembro.

(Reportagem de Jason Lange)

Continua após a publicidade
Publicidade