Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Gasto com presente de Dia das Mães deve subir 15% este ano, diz pesquisa

Levantamento do Ibope apresentado pelo Google Brasil mostra que roupas e acessórios têm a preferência de mais de 60% dos consumidores

Por Da Redação
28 abr 2016, 20h40

O valor médio que os brasileiros das classes A, B e C pretendem gastar nos presentes para o Dia das Mães deve ser de 467 reais em 2016, de acordo com pesquisa divulgada pelo Google Brasil nesta quinta-feira. O montante é 15% maior que o do ano passado.

Segundo o levantamento, realizado pelo Ibope em cinco grandes capitais do país e no interior paulista, 90% das pessoas consultadas pretendem presentear as mães – em 2015, as respostas positivas somaram 88% dos entrevistados. Os itens mais desejados continuam sendo roupas, acessórios e calçados, com 62% da preferência do público.

A pesquisa sobre as intenções de consumo para o Dia das Mães, principal data do semestre para o varejo, revelou também que os brasileiros estão mais cautelosos e procurando mais informações antes das compras. Entre os entrevistados, 80% disseram que compararam os preços dos produtos que pretendem adquirir, acima dos 41% do ano passado.

O uso da tecnologia na hora de avaliar as compras também está aumentando, com 77% dos consumidores usando sites de busca para comparar preços. Os smartphones, por sua vez, são o meio utilizado por 22% dos entrevistados para pesquisas, sendo que 15% efetuam as compras pelo próprio aparelho.

“As pessoas estão muito conscientes da limitação do seu dinheiro e de como precisam fazer um uso eficiente dele”, disse a gerente de insights do Google Brasil, Carolina Rocha.

Continua após a publicidade

A pesquisa encomendada pelo Google e aplicada pelo Ibope ouviu 1.500 consumidores entre 18 a 55 anos, que têm o hábito de comprar pela internet, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, além da grande São Paulo e o interior paulista.

Mercado Livre – A tendência de cautela causada pelo cenário econômico também foi observada em pesquisa divulgada pelo site Mercado Livre, em parceria com a empresa de pesquisas NetQuest, nesta quinta-feira.

Segundo o levantamento, em que foram consultados 9.395 usuários de internet, o número de consumidores dispostos a gastar entre 251 e 500 reais no presente para as mães somou 19% este ano, ante 23% no ano passado. Já os clientes dispostos a pagar entre 50 e 250 reais aumentaram para 69%. Em 2015, esses consumidores eram 57% do total.

De acordo com a pesquisa, o presente mais desejado pelas mães pelo segundo ano consecutivo é o smartphone, com 29% da preferência.

Continua após a publicidade

Leia também:

Juro do cheque especial atinge recorde de 300% ao ano em março, diz BC

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.