Fraude no INSS: pedidos de reembolso dobram no segundo dia
Segundo dia do consultas teve mais que o dobro de contestações do primeiro dia, que registrou 473.940 solicitações através do aplicativo Meu INSS.

O número de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que pediram reembolso por descontos não autorizados chegou a 1.051.238 na quinta-feira, 15. Os números foram fechados às 17h pelo INSS. O segundo dia do consultas teve mais que o dobro de contestações do primeiro dia, que registrou 473.940 solicitações através do aplicativo Meu INSS. Menos de 18 mil pessoas disseram ter autorizado os descontos,
Pelo app Meu INSS, aposentados e pensionistas podem pedir de volta valores descontados de forma errada em seus contracheques. Mais de 41 associações estão sendo contestadas por descontos irregulares. A fraude é investigada pela Polícia Federal e a Corregedoria-Geral da União. Até agora, nem o governo federal e nem o próprio INSS sabem a quantidade exata de dinheiro desviado pelo esquema. Mas, o governo afirma que foram prejudicados devem ser reembolsados e mandou bloquear os bens e contas bancárias das associações suspeitas. Confira o balanço divulgado pelo governo.
1. Acessos ao Meu INSS:
- Mais de 23,5 milhões de acessos ao aplicativo ou site.
-
Mais de 4,3 milhões de pessoas usaram a função para consultar os descontos.
-
Dessas, quase 2 milhões não tinham descontos indevidos.
2. Consultas sobre descontos feitos por associações:
-
Mais de 1 milhão de pessoas consultaram esses descontos.
-
Desses:
-
Mais de 1 milhão pediram o reembolso, dizendo que não autorizaram os descontos.
-
Apenas 17,9 mil disseram que autorizaram.
-
-
Continua após a publicidade
Os pedidos foram feitos principalmente pelo aplicativo Meu INSS (92,7%), e o restante pela Central 135 (7,3%).
-
Continua após a publicidade
Até agora, 41 associações estão sendo contestadas pelos usuários.