Fraude no INSS: o que diz uma das associações de aposentados investigada pela PF
A AMBEC (Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos) nega a participação em fraudes investigadas na Operação “Sem Desconto”

A AMBEC (Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos) enviou nota a VEJA em que nega a participação em fraudes investigadas na Operação “Sem Desconto”, deflagrada nesta quarta-feira, 23, pela Polícia Federal para combater um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.
Segundo as investigações o esquema ilegal teria descontado 6,3 bilhões de reais de aposentados e pensionistas do INSS. Um dos alvos da megaoperação envolvendo mais de 700 policiais – a AMBEC afirma que não pratica atividade ostensiva de captação, prospecção e afiliação de seus associados.
A associação diz ser tão vítima quanto seus associados caso as fraudes sejam comprovadas e diz que tais atividades são praticadas por empresas privadas diversas. “A associação vê com surpresa a deflagração da Operação “Sem Desconto” pela Polícia Federal, já que os MESMOS FATOS são, há mais de 1 (um) ano, investigados e esclarecidos no âmbito de investigação da Polícia Civil do Estado de São Paulo. A associação, desde 2022 e de forma espontânea, colabora irrestritamente com a Autoridade Policial, Ministério Público e Poder Judiciário”, diz a nota.
Por fim, a associação também informa que possui “robusto programa de compliance, hábil a justificar a lisura de suas atividades em prol do bem-estar e melhoria da qualidade de vida de pessoas da terceira idade”.