Fraude no INSS: como descobrir se você teve valores descontados e o que fazer
Desvios podem ter sido de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou nesta quarta-feira, 23, uma megaoperação com o objetivo de desmontar um esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para desviar recursos de aposentados e pensionistas. A estimativa é de que os desvios podem ter sido de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Na operação, seis servidores públicos foram afastados de suas funções, incluindo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi posteriormente demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O esquema funcionava com assinaturas falsas de beneficiários do INSS em descontos associativos em serviços.
Como descobrir se você teve valores descontados do INSS?
No extrato do INSS ficam disponíveis todos os valores retirados do benefício. Para acessar o extrato, o beneficiário deve acessar o app ou o site do Meu INSS com o login e senha do Gov.br e clicar em “Extrato de benefício”. Ao clicar sobre o número do benefício, irá aparecer o extrato para que o beneficiário possa verificar os descontos de mensalidades associativas.
Como denunciar um desconto indevido no INSS
Aposentados e pensionistas que identificarem descontos indevidos feitos por entidades associativas diretamente em seus benefícios do INSS podem solicitar o estorno de diferentes formas. A primeira opção é entrar em contato diretamente com a entidade responsável, utilizando o número 0800 que aparece ao lado do nome dela no contracheque. Caso prefira, o beneficiário pode enviar um e-mail para o endereço acordo.mensalidade@inss.gov.br, relatando o ocorrido. Nessa situação, o INSS se encarregará de contatar a entidade que realizou o desconto, solicitando os documentos que comprovem a autorização ou, se for o caso, exigindo a devolução dos valores cobrados.
Veja o passo a passo para excluir o desconto de mensalidade associativa pelo Meu INSS
- Acesse o Meu INSS com login e senha.
- Na página inicial selecione “Novo pedido”.
- No campo de busca (onde tem a lupa) escreva “Excluir mensalidade”.
- Vão aparecer opções, selecione “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício”.
- Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
- Após atualizar os dados, selecione Avançar.
- Leia as instruções e escolha Avançar.
- Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
- Anexe os documentos (se for necessário) e vá em Avançar.
- Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
- Confira os dados informados no requerimento.
- Clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e depois em Avançar.