ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Força vai entrar com ação contra reajuste menor do salário mínimo

O Planejamento admitiu que a correção ficou abaixo da inflação, mas informou que a diferença de 1,78 real será compensada

Por Da redação
Atualizado em 18 jan 2018, 14h35 - Publicado em 18 jan 2018, 14h35

O Sindicato Nacional dos Aposentados e a Força Sindical entrarão com ação na Justiça para cobrar a reposição da inflação integral de 2017 no reajuste do salário mínimo de 2018. O salário subiu de 937 reais para 954 reais no dia 1º de janeiro.

Com base em estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a perda acumulada em dois anos chega a 4 reais, considerando que o reajuste de 2017 também não cobriu a inflação de 2016.

“O salário mínimo 2017 também ficou defasado, uma vez que o reajuste foi de 6,48% e as perdas inflacionárias chegaram a 6,58%. As perdas nos dois últimos anos contabilizam 0,36%”, informa a Força.

No último dia 11, o Ministério do Planejamento admitiu que a correção ficou abaixo da inflação, mas informou que a diferença de 1,78 real será compensada no reajuste de 2019.

De acordo com a pasta, a diferença de 1,41 real na correção do mínimo de 2017 – que também ficou abaixo da inflação – foi levada em conta em 2018.

A lei determina que a correção do salário mínimo seja feita pela inflação do ano anterior e variação do PIB de dois anos antes. Como o PIB de 2016 ficou negativo em 3,5%, ele não é considerado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.