PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

“Fintechs não sabem dar crédito”, diz presidente do Banrisul

Dirigente do banco estadual do Rio Grande do Sul avalia que a oferta de crédito pelos bancos digitais é um dos motivos de prejuízos nos balanços

Por Luana Zanobia Atualizado em 18 jul 2022, 12h29 - Publicado em 18 jul 2022, 09h35

O presidente do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), Claudio Coutinho, disse em entrevista a VEJA que as fintechs não “sabem dar crédito”. O surgimento dos bancos digitais, como Nubank, revolucionou o sistema bancário com a proposta de digitalização e com a oferta de serviços a taxa zero, mas a alta oferta de crédito é apontada como uma das razões dos prejuízos apresentados nos balanços dos bancos digitais.

O Nubank, por exemplo, registrou seu primeiro lucro no ano passado, desde quando foi fundado em 2013. O presidente, que já foi diretor financeiro no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está no comando da instituição estadual desde 2019, comenta ainda que as fintechs destruíram a margem dos bancos. Segundo Coutinho, ao abrir mão da taxa de anuidade, a estratégia desses bancos era ganhar com quantidade. “Porém, quanto maior a quantidade, pior a conta fica, porque todo cartão emitido tem um custo que, muitas vezes, não é compensado”, diz. Sem anuidade e sem o estabelecimento para o cliente de um valor de compra para manter o cartão ativo – regras que eram bastante usadas pelos bancos tradicionais – Coutinho questiona a sustentabilidade dessas empresas no longo prazo. “Eles terão que passar por um novo aprendizado”, avalia o presidente.

O Banrisul, é um dos poucos bancos estaduais do Brasil após a onda de privatizações e fusões que abocanhou o setor. O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) disse recentemente que é difícil para um banco estadual competir com bancos privados e que a privatização será “inevitável” caso seja reeleito, embora não haja pressa para que aconteça.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.