PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Fim de uma era: o maior avião do mundo foi destruído pela Rússia

Antonov An-225, o 'Mriya', estava em um aeroporto próximo de Kiev que foi atacado por tropas russas; gigante cargueiro esteve por duas vezes no Brasil

Por Larissa Quintino Atualizado em 28 fev 2022, 11h20 - Publicado em 28 fev 2022, 10h50

O Antonov An-225 Mriya, conhecido como o maior avião do mundo, foi destruído por tropas russas, informou a agência estatal ucraniana Ukroboronprom. O gigante estava parado para manutenção no aeroporto de Gostomel, perto da capital Kiev, e foi destruído no último domingo.

Pousos e decolagens do gigante, que tinha seis motores, 84 metros de comprimentos e 88 metros de envergadura, eram considerados um evento pelos amantes de aviação de todo o mundo. O único modelo, produzido pela União Soviética, pertencia à Ucrânia e esteve no Brasil em duas ocasiões: em 2010 e 2016. 

Na última visita ao Brasil, o Antonov An-225 foi carregado com um gerador de energia com 150 toneladas rumo a Santiago, no Chile, para solucionar um apagão em cidades chilenas. A aeronave tinha capacidade para 250 toneladas e era estratégica para o transporte de cargas pelo mundo, e um importante ativo para a economia ucraniana.  

Pelo Twitter, a Ucrânia informou que vai reconstruir o avião. A restauração do avião, conhecido também como Mriya (sonho, em ucraniano) levará mais de 5 anos a um custo de mais de 3 bilhões de dólares. A Ukroboronprom disse em comunicado que visa cobrar a Rússia sobre o reparo do avião. “Os invasores destruíram o avião, mas não serão capazes de destruir nosso sonho comum”, disse Ukroboronprom. “Mriya definitivamente renascerá.”

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.