ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Fazenda deve apresentar projeto de corte para benefícios fiscais nesta semana

Durigan explicou que a revisão significa aumento de receita, e não corte nos gastos primários

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jun 2025, 12h20 - Publicado em 23 jun 2025, 12h14

O Ministério da Fazenda vai apresentar nesta semana ao Congresso Nacional uma nova proposta para revisar os benefícios fiscais vigentes no Brasil. Em entrevista à Rádio CBN nesta segunda-feira, 23, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que o valor total dos benefícios fiscais no país passou de 550 bilhões de reais por ano para cerca de 750 bilhões de reais, podendo atingir até 800 bilhões de reais anuais. “Então, é preciso rever”, afirmou.

O ministro Fernando Haddad já havia dito que a revisão dos benefícios e isenções entraria na pauta dos novos ajustes necessários para estabilizar as contas públicas e evitar o colapso do arcabouço fiscal. Durigan explicou que a correção significa aumento de receita, e não corte nos gastos primários.

Sobre a proposta de uma redução linear de 10% nos benefícios, disse que “quanto mais setores forem alcançados, mais eficiente será a revisão de gasto tributário”. O secretário afirmou ainda que essa forma evita perdas relativas entre setores. “Todo mundo vai manter 90% do benefício que hoje tem, abrindo mão de 10%. Mas veja que o benefício segue alto”, disse.

A apresentação da proposta por meio de projeto de lei complementar, e não como Proposta de Emenda à Constituição (PEC), fará com que alguns benefícios, no entanto, sejam excluídos da revisão. “Veja que é mais importante para mim, considerado esse princípio, essa linha que nos orienta, mais importante a gente ter condição política de aprovar”, salientou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.