Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fazenda calcula que pacote de estímulo totaliza R$ 60,4 bi

Secretário da Fazenda, Nelson Barbosa, somou renúncia fiscal, equalização de taxas de juros e o novo aporte da União no BNDES

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que o tamanho do pacote anunciado na manhã desta terça-feira, como uma segunda etapa do Plano Brasil Maior, será de 60,4 bilhões de reais neste ano.

Apenas o empréstimo adicional da União para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será de 45 bilhões de reais. Barbosa considerou para a conta a equalização das taxas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) no valor de 6,5 bilhões de reais.

O secretário disse ainda que as desonerações somam 4,9 bilhões de reais neste ano. Já as compras governamentais sujeitas à aplicação de margem de preferência de aquisição de produtos brasileiros totalizam 3,9 bilhões de reais e a ampliação do Proex, 1,9 bilhão de reais.

Curiosamente, no final de 2010, o ministro Guido Mantega anunciou um pacote de medidas para conter a aceleração econômica que, justamente, retirava 61 bilhões de reais da economia, por meio do aumento do compulsório dos bancos. Agora, ainda que utilizando outros mecanismos, a ideia do governo é devolver.

(com Agência Estado)