Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fator Messi? Champions League tem pior audiência da história na TV aberta

Jogo entre PSG e Borussia foi o menos assistido da história do SBT

Por Pedro Gil Atualizado em 22 set 2023, 18h05 - Publicado em 22 set 2023, 16h15

A fase de grupos da Champions League começou nesta semana pela primeira vez nos últimos 20 anos sem Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. Curiosamente, os números de audiência do jogo entre PSG e Borussia foi o menos assistido da história do SBT, que transmite a competição na TV aberta, com 2,8 pontos de média.

Do ponto de vista do marketing, especialistas entendem a competição perde sem os astros, mas o aparecimento de novos craques deve fazer com que essa carência seja recompensada. “Se fosse para apostar em algo para superar essa perda, investiria em melhorar ainda mais os conteúdos e mostrar uma nova perspectiva sobre os clubes participantes. A construção de novos ídolos e de novos ‘duelos’ também são estratégias importantes para que a competição continue mantendo o torcedor engajado”, diz Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.

Messi, hoje no Inter Miami, só estreou na Champions em 2005 e conquistou quatro taças com o Barcelona. Já CR7, agora no Al Nassr, da Arábia Saudita, esteve no torneio de 2002, atuando pelo Sporting, de Portugal, mas viu sua equipe cair ainda na fase preliminar. O português levantou cinco canecos da competição e também é o maior artilheiro, com 141 gols, superando o próprio Messi, que vem logo atrás com 129 tentos. Executivos ligados ao futebol entendem que esse fato pode ter sido apenas uma coincidência, já que novos astros e aqueles mais conhecidos como Mbappé, Haaland e Vini Jr. vão conseguir sustentar a competição à medida que ela seja disputada. “Ainda não é possível dizer quem é ou será já nessa temporada “o símbolo” da competição, mas é certo que eles são os principais postulantes dessa condição, pelas seus números e conquistas recentes”, diz Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento americana.

Apesar de sempre serem vistos como astros, Cristiano e Messi já não vinham sendo as estrelas principais da Champions nos últimos anos, dando espaço justamente a Mbappé, Haaland e Vini Jr. “Apesar da idade e de já não serem diferenciais técnicos como eram num passado recente, CR7 e Messi ainda carregam um peso gigantesco quando falamos em engajamento com venda de produtos, camisas e licenciamentos diversos, redes sociais e o próprio ganho com a imagem deles em vários países do mundo”, diz Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.