Falas de Trump aumentam temor sobre recessão e pressionam os mercados
Bolsas iniciam a semana com perdas repercutindo as sinalizações do presidente dos EUA. Ibovespa opera pressionado pela piora da inflação

O Ibovespa, principal índice da B3, começou a semana em queda, repercutindo a piora das projeções inflacionárias divulgadas no Boletim Focus e ao aumento da aversão ao risco gerada pela política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No meio do dia, o índice operava aos 124 mil pontos, pressionado pela escalada dos preços, que levou o governo brasileiro a zerar o imposto de importação de alguns alimentos essenciais. Essa medida, no entanto, vem acompanhada de dúvidas e preocupações sobre como o governo irá compensar a perda de receita.
O cenário externo também adiciona pressão com os mercados repercutindo as falas de Trump, em entrevista ao canal Fox News, ao não descartar a possibilidade de uma recessão ao se referir que o país está passando por um período de transição. O dólar operava estável, cotado a R$ 5,78 às 11h, mesmo valor registrado no fechamento do último pregão.
No mercado de commodities, o petróleo mostra sinais de recuperação após acumular uma perda de 4% na semana anterior, enquanto o minério de ferro fechou em queda, refletindo as preocupações com o enfraquecimento da economia chinesa.