Clique e assine a partir de 9,90/mês

Euro tem 3º dia seguido de alta frente ao dólar

Por Da Redação - 19 jan 2012, 19h48

Por Renato Martins

Nova York – O euro subiu frente ao dólar pelo terceiro dia consecutivo e alcançou o nível mais alto em duas semanas, depois de leilões de bônus da França e da Espanha. Os bons resultados dos leilões foram o sinal mais recente de que as condições financeiras na zona do euro estão melhorando, apesar da crise da dívida soberana. À tarde, o euro alcançou a máxima de US$ 1,2974, nível mais alto desde o dia 4 de janeiro.

Analistas alertam que as condições podem deteriorar rapidamente, especialmente se houver alguma ruptura nas negociações entre o governo da Grécia e os credores privados sobre a reestruturação da dívida. “Embora as tensões de financiamento da Espanha tenham se relaxado significativamente, o cenário fiscal piorou. A Espanha é uma história com dois lados no começo de 2012: um mercado de bônus cada vez melhor, e ao mesmo tempo uma deterioração significativa nas finanças públicas do país”, comentou Nicholas Spiro, da Spiro Sovereign Strategy.

A queda no número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, na semana passada, contribuiu para limitar a alta do euro. Indicadores econômicos positivos nos EUA reduzem as chances de o Federal Reserve adotar novas medidas de estímulo, que enfraqueceriam o dólar diante de outras moedas.

Publicidade