Clique e assine a partir de 9,90/mês

Esperança com Europa impulsiona Bovespa na abertura

Por Da Redação - 14 set 2011, 10h11

Por Olívia Bulla

São Paulo – O índice Bovespa iniciou o pregão de hoje em alta e avançava 0,48% a 55.808 pontos, às 10h10. A esperança está no ar nesta quarta-feira e deve alimentar uma recuperação da Bolsa brasileira, após dois pregões nesta semana de intensa volatilidade e com fechamento na estabilidade. A fé de que algo convincente e contundente possa ser anunciado após a teleconferência entre a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro grego, George Papandreou, move os negócios pelo mundo hoje e sustenta o sinal positivo nas principais praças financeiras – embora uma rodada mista de dados econômicos nos EUA tenha atrapalhando o movimento.

Com o radar direcionado para a Europa, os investidores seguem vigilantes, na espreita por soluções para a crise das dívidas soberanas na zona do euro, e se debruçam sobre as opções que podem ser colocadas na mesa. Além de um esforço financeiro coordenado e conjunto entre os países do Brics, um propenso resgate único e exclusivamente vindo da China via a compra de títulos soberanos dos países endividados também enchem de expectativas os mercados financeiros. Além disso, as principais lideranças europeias sinalizam para novas possibilidades – como a emissão, em breve, de eurobônus.

Mas, para o dia, o destaque é a teleconferência entre Papandreou, Merkel e Sarkozy, provavelmente hoje à tarde (à noite na Europa). Não está programada a divulgação de um comunicado ou anúncio a ser feito após essa conversa, mas, segundo fontes, as autoridades irão tratar do acordo financeiro fechado em 21 de julho para ajudar a Grécia.

Publicidade