ESG: Como a Indigo deixou de lançar 12,48 toneladas de CO₂ na atmosfera
Com política de reciclagem, administradora de estacionamentos transformou 10 toneladas de roupas e reduziu emissões em suas operações

A Indigo Brasil, administradora de estacionamentos em várias cidades do país, encontrou nos próprios uniformes uma forma de reduzir seu impacto ambiental. Desde 2023, a empresa coleta e recicla as peças usadas pelos funcionários, em parceria com a Ecoassist, e já transformou cerca de 10 toneladas de roupas.
Em 2024 foram destinados corretamente 4,2 toneladas de tecidos. Com o recolhimento, separação e envio para reciclagem em locais certificados, a companhia deixou de lançar 12,48 toneladas de CO₂ na atmosfera e evitou ocupar 17,2 metros cúbicos em aterros sanitários.
A política de reciclagem foi implementada nas operações em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que, juntas, somam 2,5 mil funcionários. Para Brenda Ferrigno, diretora de RH e ESG, a prática mostra que pequenas medidas em cadeia geram impacto real. “Quando pensamos em sustentabilidade, é fundamental olhar para toda a cadeia e para o ciclo de vida dos materiais. Ao dar um destino ambientalmente correto aos uniformes, conseguimos reduzir impactos, gerar valor e reforçar que ações como essa, quando bem estruturadas, fazem grande diferença”, afirma.