Elon Musk desafia Putin em um duelo pela Ucrânia
O excêntrico bilionário utilizou seu Twitter para provocar o presidente russo, que há 20 dias invadiu o país vizinho

As bravatas de Elon Musk no Twitter já viraram parte da cultura pop e, nesta segunda-feira, 14, o bilionário sul-africano resolveu provocar Vladimir Putin, presidente russo e persona non grata mundialmente. Sendo piada ou não, Musk tuitou desafiando Putin a um duelo e, o vencedor, fica com a Ucrânia. O bilionário ainda marcou o Kremilin nas postagens e, em russo, perguntou o que a conta presidencial acharia do ‘mano a mano’.
A provocação de Musk ao ex-agente da KGB e faixa preta de judô feita na manhã dessa segunda tinha, até o fim do dia, cerca de 273 mil likes na rede social. Bem-humorados, internautas respondiam o dono da Tesla com memes de Putin montados em ursos ou cavalos ou então análise sobre envergadura de Musk em uma possível luta física entre os dois. Questionado por um internauta sobre a brincadeira, Musk afirmou que estava “falando absolutamente sério”.
https://twitter.com/elonmusk/status/1503327421839417344
A manifestação jocosa (ou não) desta segunda-feira não é o primeiro posicionamento de Musk sobre a invasão militar de Putin à Ucrânia. A Starlink, empresa de satélites do bilionário, ativou em 26 de fevereiro o serviço de internet na Ucrânia. O anúncio foi uma resposta ao pedido do ministro Mykhailo Fedorov, da pasta de transformação digital, publicado na rede social. “Elon Musk, enquanto você tenta colonizar Marte – Rússia tenta ocupar a Ucrânia! Enquanto seus foguetes aterrissam do espaço com sucesso – foguetes russos atacam civis ucranianos! Nós pedimos que você forneça estações da Starlink na Ucrânia e chame a atenção de russos sensatos para se posicionarem.”
A Starlink provê conexão de internet via satélites de baixa órbita – a 550 km da Terra–, sem a necessidade de instalação de infraestrutura. A empresa já lançou mais de 2.000 satélites.