Eletrobras vê benefício para Belo Monte com Venezuela

Por Wellington Bahnemann
São Paulo – A partir da integração do Brasil com a Venezuela, por meio da concessão de uma linha de transmissão até Boa Vista, o diretor de Geração da Eletrobras, Valter Cardeal, afirmou que a usina de Belo Monte, no Pará, terá ganhos energéticos. De acordo com o executivo, será possível com essa interligação integrar as operações da hidrelétrica com a usina Guri, na Venezuela, melhorando o aproveitamento energético do projeto brasileiro.
A usina de Belo Monte tem uma capacidade instalada de 11 mil megawatts (MW), porém o seu aproveitamento energético gira em torno de 4,5 mil MW médios por se tratar de uma usina sem reservatório. A baixa geração de energia tem sido alvo de críticas de ambientalistas contrários ao empreendimento. Cardeal, contudo, lembrou que o ciclo de geração da usina é complementar ao de outras grandes usinas hidrelétricas brasileiras. “O regime de geração de Belo Monte é complementar ao de Tucuruí e Itaipu”, afirmou o executivo, que participou de evento promovido pela revista CartaCapital, em São Paulo.
No mesmo evento, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que a autarquia já está trabalhando no projeto de interligação da usina de Belo Monte ao sistema de transmissão brasileiro. De acordo com o executivo, o projeto atual prevê uma linha de transmissão de corrente contínua para o Sudeste e uma de corrente alternada para o Nordeste.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)