ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Designer comprou domínio do Google na Argentina por R$ 15, mas devolveu

Site ficou fora do ar e designer constatou que o domínio do Google estava disponível; compra foi legal, mas endereço voltou para a companhia logo em seguida

Por Diego Gimenes
Atualizado em 27 abr 2021, 20h15 - Publicado em 27 abr 2021, 18h11

Os argentinos viveram uma situação inusitada na última sexta-feira, 23. O serviço do Google havia saído do ar em todo o país, algo que é comum por conta de normais instabilidades dos servidores. Enquanto as outras pessoas repercutiam a queda do site no país, o designer Nicolas Kuroña, 30, desconfiou da repentina paralisação do serviço e começou a pesquisar para entender o que tinha acontecido.

Em dado momento, o morador de Buenos Aires procurou o NIC Argentina, responsável pelo registro de domínios no país. O que Kuroña não esperava era que o domínio da gigante comandada pelo executivo indiano Sundar Pichai estivesse disponível na Argentina. O endereço google.com.ar poderia ser comprado por apenas 270 pesos, ou cerca de 15 reais. Após confirmar a aquisição, o designer publicou o feito no Twitter e garantiu ter a nota fiscal da operação.

https://twitter.com/Argentop/status/1385707916649435138

Ainda que a transação tenha sido juridicamente legal, o domínio do Google nem sequer deveria estar à venda, uma vez que a licença não expiraria até o próximo mês de julho. De toda forma, assim como outros países, a Argentina possui políticas para garantir que o legítimo proprietário do nome de domínio possa reivindicá-lo gratuitamente. Em outras palavras, o Google conseguiu recuperar a concessão instantes depois do novo registro, mas o acontecimento não deixa de ser curioso, em vista que o endereço do maior mecanismo de buscas do mundo ficou, por um breve período de tempo, nas mãos de um terceiro. O designer, vale ressaltar, não conseguiu o reembolso do valor até então.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.