Clique e assine com até 92% de desconto

Crescimento britânico do terceiro trimestre tem alta de 0,6%

Por Ben Stansall 22 dez 2011, 09h05

O Reino Unido revisou ligeiramente para cima o crescimento do terceiro trimestre, para 0,6%, contra 0,5% anunciado previamente, disse nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Paralelamente, a estimativa para o segundo trimestre foi reduzida no segundo trimestre, de 0,1% a zero, disse a ONS em seu comunicado.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre foi amplamente considerado como um reajuste com relação ao período anterior, quando foram registrados fatores excepcionais, como os gastos suplementares relativos ao casamento real e os problemas ligados ao tsunami no Japão.

Segundo os economistas, a economia voltará a sofrer no final do ano, devido ao impacto da crise na Eurozona no país.

“Já temos muitos indícios de que a economia tenha se estagnado ou até mesmo contraído um pouco no quarto trimestre”, disse Vicky Redwood, da Capital Economics. “Globalmente, a perspectiva para 2012 continua sendo bastante deprimente”, disse a economista.

O ministro de Finanças, George Osborne, anunciou ao final de novembro uma revisão para baixo das previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2011 e 2012, a 0,9% e 0,7%, contra 1,7% e 2,5% anunciados alguns meses antes.

Continua após a publicidade
Publicidade