Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cosan negocia compra de fatia do BG Group na Comgás

SÃO PAULO, 12 Abr (Reuters) – O BG Group e a Cosan informaram nesta quinta-feira que estão negociando um transação que envolve uma participação que a britânica detém na distribuidora de gás de São Paulo Comgás, o que levou as ações das duas empresas brasileiras a dispararem na Bovespa logo no início do pregão.

A BG disse que está negociando uma possível transação envolvendo uma participação de 60,1 por cento na distribuidora.

Mais cedo, a revista Exame publicou em seu site que a Cosan negociava a compra da participação do BG Group por 2,5 bilhões de reais.

A Cosan afirmou em nota que “tem mantido conversas preliminares relativamente a compra da participação do Grupo BG na Comgás”. “Entretanto, até a presente data, não há documento vinculante firmado entre as partes”, acrescentou.

A distribuidora de gás é controlada pela Integral Investments que é detida pelo BG Group em 83,5 por cento e pela Shell, com 16,5 por cento.

A Integral Investments detém 71,9 por cento na Comgás atualmente, sendo que a Shell Brazil Holgins BV+Shell Gas BV tem 6,3 por cento, e 21,8 por cento estão nas mãos de outros investidores.

Já a Cosan é a maior produtora de açúcar e etanol do Brasil e tem investido para diversificar a sua receita para além do segmento de commodities.

No final de fevereiro, a empresa anunciou a compra de participação na operadora logística ALL por cerca de 900 milhões de reais.

A Comgás fechou o ano de 2011 com lucro líquido de 236,1 milhões de reais e Ebitda de 716,2 milhões de reais.

Em 2011, a Comgás comercializou 4,78 bilhões de metros cúbicos de gás sem incluir termogeração, um crescimento de 3,8 por cento em relação a 2010. A empresa investiu 510 milhões de reais em 2011, dos quais 70 por cento foram para programas de expansão de rede.

Às 11h10 as ações ordinárias da Comgás subiam 7,9 por cento, a 44,27 reais, enquanto que os papéis ordinários da Cosan caíam 3,7 por cento a 32,25 reais.

(Por Anna Flávia Rochas)