COP amanhece com isolamento de pavilhões e clima de ressaca
Conferência do clima da ONU retoma atividades após incêndio que atingiu pavilhão de países africanos
Os delegados retornaram, mas nada mais na COP lembra o clima descontraído observado nos últimos dias. O incêndio ocorrido nos estandes dos países africanos, na quinta-feira, 20, deixou a conferência do clima da ONU com cara de fim de festa.
A Blue Zone, área destinada às autoridades, foi isolada com grades de ferro e todos os pavilhões tiveram de encerrar suas atividades. Na área da China, uma das mais concorridas nos dias anteriores por conta da farta distriubuição de brindes, os funcionários empacotavam produtos e distribuíam souveniers para a equipe de segurança que combateu o fogo.
O local atingido pelas chamas está totalmente isolado. Apenas funcionários da convenção têm acesso. O forro de tecido que ontem pegou fogo já foi substituído. As lâmpadas, no entanto, apresentavam instabilidade. A área dos pavilhões chegou a ficar por alguns minutos sem luz.
Nos corredores, até pouco tempo tomados por animados diálogos e atos políticos autorizados pela organização, todos caminham em silêncio. Participantes que haviam deixado a mala no guarda-volumes buscavam informações sobre os pertences.
A agenda teve de ser recalculada. As sessões plenárias estão previstas para retornarem às 10h15. Apesar da tentativa de se restabelecer a normalidade, delegados relataram à reportagem que o clima das negociações deve transcorrer com certo “ar de ressaca’.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)