Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Compras por smartphone crescem no país, mostra pesquisa

Estudo da consultoria Accenture mostra que 80% das empresas que oferecem experiência de compra mais ampla têm desempenho melhor que seus concorrentes

Por Da redação
5 ago 2016, 09h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um estudo da consultoria Accenture, que ouviu 770 consumidores brasileiros e dezenove varejistas do país, confirma uma tendência crescente do uso do smartphone nas compras online. A consultoria mostra que 61% dos consumidores usaram smartphones mais frequentemente no ano passado para procurar o que queriam, 44% esperam adquirir mais produtos via smartphones este ano e 63% consideram fácil comprar com o aparelho. Em contrapartida, somente 31% dos varejistas possuem aplicativos para celulares com capacidade de executar compras.

    Publicidade

    De forma geral, os consumidores estão solicitando mais de seus smartphones enquanto compram em lojas físicas: dos entrevistados, 56% disseram que gostariam de receber promoções em tempo real, estando dispostos a fornecer informações pessoais para isso.

    Publicidade

    Além disso, 47% querem ou já possuem a habilidade de utilizar cupons e descontos automaticamente para comprar e 39% dos compradores preferem pagar pelo celular. Apesar disso, nenhum dos dezenove varejistas brasileiros pesquisados tem essas capacidades ou oferece esses benefícios.

    A valorização da conveniência também é evidente, tanto que um quarto dos consumidores gostaria de poder comprar online produtos que estejam indisponíveis na loja física, 52% pensam que a checar a disponibilidade de produtos online antes de ir à loja melhoraria muito a experiência de compras e 23% citaram a habilidade de fazer um pedido de item que não esteja em estoque nas lojas como parte importante desta experiência.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Leia também:
    Para consumidor brasileiro, o que vale mesmo é o boca a boca
    Na crise, brasileiro muda consumo e infla programas de fidelidade

    Além disso, 65% dos consumidores indicaram que trocariam mais de metade de suas compras por uma experiência com um varejista de confiança, por meio de programas de assinatura.

    O estudo acredita que para de fato atenderem aos seus consumidores de forma mais ampla, os varejistas devem solucionar seus pontos fracos, concentrando-se em oferecer promoções e cupons de desconto em tempo real, permitir a realização de pagamentos via smartphone, investir em websites com boa interface, ter aplicativos para smartphones que permitam a realização de compras, permitir a checagem de disponibilidade do produto na loja física pela internet e possibilitar o acompanhamento, em tempo real, da entrega em domicílio, que deve também ser mais rápida.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.