Como o INSS vai devolver o dinheiro descontado irregularmente a aposentados
Presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, disse que o plano de devolução dos valores está quase pronto e deve ser apresentado nos próximos dias

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, disse nesta terça-feira, 6, que os aposentados e pensionistas prejudicados pela fraude do INSS terão os valores que foram descontados irregularmente devolvidos diretamente na conta em que recebem seus benefícios. O executivo disse que o plano de devolução dos valores está quase pronto e deve ser apresentado nos próximos dias.
Não haverá transferência por Pix, depósitos avulsos ou saques em banco. O ressarcimento será feito por meio de uma folha suplementar — pagamento adicional ao salário previdenciário. “Vai cair na conta do próprio benefício”, disse Waller, em entrevista à rádio CBN. Ele explicou que não será necessário que as pessoas tomem nenhuma providência extra e que é preciso ficar atento à ação de golpistas.
Criminosos já começaram a se passar por funcionários do INSS para enganar segurados, oferecendo supostas soluções em troca de informações pessoais ou dinheiro.
A Controladoria-Geral da União assumiu as investigações internas sobre as responsabilidades de servidores no escândalo bilionário de fraudes e relatório final mostra que mais 70% dos idosos tiveram descontos aprovados pelo INSS mesmo com informações e documentos insuficientes para a liberação.