Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como brasileiros vão aproveitar a Black Friday e quanto querem gastar

66% dos entrevistados disseram que economizam durante o ano para comprar durante a época de promoções o segundo estudo

Por Leticia Yamakami Atualizado em 25 set 2024, 17h19 - Publicado em 25 set 2024, 17h02

Na última semana, a Wake, empresa de tecnologia voltada para o varejo, divulgou o seu estudo de Intenção de Compra na Black Friday 2024, realizado junto à Opinion Box, especialista em pesquisa de mercado. Segundo os dados, 66% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções do evento do mês de novembro. Mais da metade, 58,2%, pretende realizar suas compras pelo e-commerce, 47,8% pelo marketplace e 44,3% por aplicativos. As lojas físicas são a preferência de compra de aproximadamente 30% dos entrevistados.

Além disso, a pesquisa também revela os valores que os brasileiros pretendem gastar na Black Friday deste ano. A maioria, 23,2%, respondeu que esperam desembolsar acima de 1.000 reais, enquanto 20,1% ainda não sabem o quanto irão investir. Os que farão compras entre 500 e 1.000 reais representam 18,4%. Mais de 66% dos respondentes afirmaram que economizam durante o ano com o objetivo de investir na aquisição de produtos durante a época de ofertas.

O vice-presidente da Wake Alessandro Gil comenta que esse comportamento reflete a importância do período para o varejo mas, principalmente, para o comprador. “Os consumidores estão cada vez mais preocupados em se preparar financeiramente para adquirir produtos de seu interesse e encontrar os de melhor qualidade e oferta”, afirma. Para a grande parte, 55%, o momento mais próspero do varejo brasileiro é ideal para adquirir itens de necessidade, e 45,9% aproveitam a oportunidade para comprar objetos de desejo, aqueles produtos que ficam nos carrinhos só esperando a melhor oferta para serem pedidos.

Quanto às categorias de itens mais almejados pelos clientes, a liderança fica com Eletrônicos e Informática, que representam 26,2%. Eletrodomésticos e Eletroportáteis são preferidos por 23,4% das pessoas, Moda e Acessórios por 20,4% e Beleza e Cosméticos por 18,2%. Além disso, dados do levantamento apontam que 37,8% dos respondentes começarão a monitorar os preços com um mês de antecedência, enquanto 32,5% já estão acompanhando as variações de valores desde o mês de junho.

Sobre os meios de pagamento, 38,3% dos brasileiros optam pelo cartão de crédito parcelado, seguido pelo pagamento à vista no cartão de crédito, com 24%, e pelo Pix, com 22,6%, que ultrapassa o boleto bancário e o cartão de débito. “Esses dados demonstram a importância de estratégias de venda que combinem preços competitivos, conveniência e uma experiência de compra integrada, tanto online quanto offline”, reforça Alessandro Gil. Para o vice-presidente, os consumidores do país estão cada vez mais exigentes e conectados, buscando não apenas preços atrativos, mas também conveniência e segurança nas transações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.