ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Como a Indigo está transformando os estacionamentos com uso de IA

Inovação já é realidade nos aeroportos de Fortaleza, Curitiba e Goiânia e empresa busca expansão diz Marcelo Nunes, vice-presidente executivo da Indigo Brasil

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 jan 2025, 11h49

O futuro dos estacionamentos já começou a ser desenhado. No Brasil, quem lidera a inovação no setor é a Indigo, líder global em gestão de estacionamentos com atuação em 10 países. Responsável por atender entre 8 e 10 milhões de pessoas mensalmente em seus  mais de 300 estacionamentos no Brasil, a empresa tem feito uma aposta forte na digitalização, na personalização da experiência do usuário e na utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) para ganhar eficiência, prevendo a demanda e adaptando estratégias de ocupação e de ofertas de serviço.

Marcelo Nunes, vice-presidente executivo da Indigo Brasil, conta que a empresa investiu 3 milhões de reais para trazer uma ferramenta de IA ao Brasil que já está em operação nos aeroportos de Fortaleza, Curitiba e Goiânia.

Como a IA é utilizada nos estacionamentos

A IA é capaz de combinar uma ampla gama de informações — como dados históricos de ocupação, tráfego, previsão do tempo, horários de chegada e partida de voos em aeroportos e eventos na cidade. Esses dados são processados para prever a demanda futura, ou seja, estimar o fluxo de veículos e a taxa de ocupação esperada em um estacionamento específico. 

“Com isso é possível trabalhar a vacância, a disponibilidade e calibrar a tarifa, ou seja, é possível fornecer para os usuários melhores tarifas ou tarifas adequadas ao seu perfil de utilização”, explica o executivo. Ele conta que antes de implementar a tecnologia no Brasil, visitou o Canadá, onde a IA já é utilizada no aeroporto de Toronto. “ O Canadá e o Brasil são pioneiros nessa tecnologia”.

No aeroporto de Fortaleza o uso da tecnologia foi responsável por aumentos de 25% na receita digital do estacionamento por vários meses consecutivos e há casos casos em que o incremento chegou a 39%, segundo Nunes.

Continua após a publicidade

Para os usuários, o aplicativo oferece serviços adicionais, como o agendamento, por exemplo. “A parte digital tem relação maior com a reserva de vagas feitas de forma online, pelo site ou pelo aplicativo”, diz.

 Além do uso intenso de inteligência de dados, o futuro dos estacionamentos, segundo Nunes, passa pela conexão com o cliente. “Nossa responsabilidade é fazer com que os estacionamentos atendam à demanda dos nossos clientes. É fazer o básico bem feito. Depois, olhando para frente, esses estacionamentos, eles precisam ser espaços que sirvam a esses usuários”, diz.

A visão da empresa para o futuro inclui a transformação dos estacionamentos em verdadeiros hubs de mobilidade, explorados para serviços adicionais. Isso envolve a implementação de bicicletários, vestiários, serviços de manutenção e oferta para carregamento rápido de veículos elétricos. “Estamos falando de espaços que não apenas atendem à demanda por vagas, mas que também oferecem serviços que tragam conveniência, gerem resultados para nossos contratantes e ampliem a mobilidade urbana,” diz o executivo. O uso da tecnologia também amplia a oportunidade para publicidades  mais direcionadas e customizadas de acordo com o perfil do cliente, o que pode ser bastante atrativo no caso de centros comerciais.

A Indigo planeja expandir o uso de sua ferramenta de IA para outros  aeroportos e setores, como shoppings, parques e hospitais. “Estamos em tratativas com diversos concessionários para implementar essa tecnologia em novas unidades”, diz. A meta é levar a solução a shopping centers e estacionamentos onde a Indigo gerencia, como o do Parque Ibirapuera, Zoológico e do Jardim Botânico, em São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.