Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com seleção em Cuiabá, Mato Grosso esperar dobrar faturamento com turismo

Em jogos do Cuiabá, estabelecimentos próximos da Arena Pantanal conseguem ter um aumento de até 45% no movimento

Por Pedro Gil Atualizado em 12 out 2023, 09h06 - Publicado em 12 out 2023, 08h25

A cidade de Cuiabá voltará a receber um jogo da Seleção Brasileira após 21 anos, a primeira vez em um jogo de Eliminatórias da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, 12, o time do técnico Fernando Diniz vai encarar a Venezuela, na Arena Pantanal, de olho em uma vaga no mundial de 2026.

A última vez em que o Brasil esteve na região foi num amistoso para a Copa do Mundo de 2002, realizado em 7 de março. Na ocasião, o Brasil, dirigido por Luiz Felipe Scolari, goleou a Islândia por 6×1, no estádio José Fragelli, demolido em 2010 para dar lugar à Arena Pantanal, em 2014 — uma das sedes do mundial disputado no Brasil.

Mais do que a movimentação de público, o turismo mato-grossense espera dobrar faturamento com a presença da seleção brasileira na região. O parâmetro são os jogos do Cuiabá, clube que está pelo terceiro ano seguido na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em partidas contra clubes de grande torcida, a movimentação do público impacta de forma positiva no faturamento da cidade. Os bares e restaurantes que ficam no entorno da Arena Pantanal recebem cerca de 45% mais clientes do que dias sem eventos, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Mato Grosso (Abrasel-MT). “Quando a partida é contra um time de renome, a capital lota de pessoas do interior ou mesmo de estados vizinhos, o que faz com que o movimento comece antes mesmo do jogo”, diz Lorenna Bezerra, presidente da Abrasel. “Existe um aumento na movimentação em dias de jogos. O horário e o dia também influenciam. Por exemplo, os sábados são melhores que os domingos”, continua.

O Cuiabá tem lotado a Arena Pantanal quando joga contra os times de maiores torcidas, e tem registrado números que fizeram a diretoria tratar esse tipo de duelo como os grandes eventos do ano. Neste ano, o clube já atuou em casa contra Palmeiras, Flamengo e São Paulo, pelo Brasileirão. Estas partidas marcaram as três maiores receitas da equipe na competição, sendo o duelo contra o Flamengo a ocasião em que registrou a maior renda, com mais de 3,8 milhões de reais e público de 33 mil pessoas. Na sequência, contra Palmeiras e São Paulo, o Cuiabá faturou valores superiores a 2 milhões de reais, com públicos de 19 mil e 34 mil, respectivamente. “Em dias de jogos geramos quatro mil empregos diretos”, diz Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá. “Todo o comércio da cidade é movimentado, com aumento de fluxo em shoppings, restaurantes, bares e hotéis”, completa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.