Com B3 fechada, ações brasileiras encerram feriado em queda na Bolsa de Nova York
Ações de bancos brasileiros e da Vale fecham em queda em Wall Street, enquanto a Petrobras registra ganhos, embalada por alta do petróleo

Com a B3 fechada, devido ao feriado do Dia do Trabalho, os investidores prestaram atenção no comportamento dos American Depositary Receipts (ADRs) de empresas brasileiras negociados em Wall Street. Seu desempenho pode dar pistas sobre o rumo do Ibovespa nesta sexta-feira 2, quando a bolsa local funcionará normalmente. Nesta quinta-feira 1, o iShares MSCI Brazil ETF (EWZ) fechou em queda de 0,55%, cotado a 26,89 dólares por papel.
Negociado na Bolsa de Nova York, o EWZ é um fundo que replica o desempenho do MSCI Brazil, índice criado pela empresa de análises financeiras Morgan Stanley Capital International (MSCI) e composto atualmente por 43 ações das principais companhias nacionais de capital aberto. Em dias de feriado nacional, como esta quinta-feira 1, os investidores costumam olhar para sua flutuação, a fim de se preparar para a retomada dos negócios.
Atualmente, a Petrobras é a empresa mais influente no MSCI Brazil. Em conjunto, suas ações preferenciais e ordinárias representam 16% do índice, à frente da Vale, com 10,39%, e do Nubank, com 9,45%. Entre os setores, as ações de bancos representam a maior fatia do índice, com 36%, e isso ajuda a explicar porque o EWZ recuou hoje.
Os papéis do Nubank (NU), que são listados apenas em Nova York e negociados no Brasil por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), fecharam em queda de 0,72%, cotados a 12,34 dólares. Os ADRs do Itaú Unibanco (ITUB) e do Bradesco (BBD) perderam, respectivamente, 0,32% e 1,63% nesta sessão. O movimento de baixa foi ajudado pela Vale (VALE), que registrou baixa de 0,7% em Nova York hoje.
Toda essa pressão negativa sobrepujou a alta dos ADRs da Petrobras, puxados pelo repique dos preços do petróleo neste início de maio. Os ADRs que representam as ações ordinárias da estatal (PBR) e preferenciais (PBRa) subiram, respectivamente, 0,49% e 0,85%.
Os principais índices de ações de empresas americanas fecharam em alta nesta quinta-feira. O Dow Jones subiu 0,21%; o S&P 500, 0,63%; e o Nasdaq, 1,52%, embalado pelos bons resultados do primeiro trimestre divulgados pela Microsoft e pela Meta, a dona do Facebook. Como se sabe, o Nasdaq possui grande exposição a ações de empresas de tecnologia. A B3 operará normalmente nesta sexta-feira 2, emenda do feriado.