Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ciclistas criticam Nike por ‘patrocinar’ retirada de ciclovia

Prefeitura de São Paulo disse que a placa que indicava a retirada da ciclovia com patrocínio da empresa americana já foi removida do Parque do Ibirapuera

Por Da Redação
14 set 2017, 17h37

Uma placa que indicava a retirada de um trecho da ciclovia do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, causou revolta entre ciclistas. A placa da retirada da ciclovia trazia o logo da empresa de material esportivo Nike.

A intervenção foi motivada pela revitalização do campo de futebol e a sinalização dos percursos de corrida e caminhada do Parque Ibirapuera. A obra foi apresentado no dia 20 de agosto em um evento que contou com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-jogador Ronaldo. O campo ganhou grama sintética, iluminação e traves novas.

Em vez de elogios, a intervenção na ciclovia irritou os ciclistas. No Twitter, usuários criaram a hashtag “Nikenobike” para criticar a empresa americana pelo apoio à intervenção na ciclovia. A empresa já patrocinou um dos nomes mais conhecidos do ciclismo, o norte-americano Lance Armstrong.

A Nike esclareceu que patrocinou apenas “a reforma do campo de futebol e a nova sinalização das pistas de corrida e caminhada do Ibirapuera”. O aporte da empresa foi de 750.469,20 reais por meio de um termo de cooperação.

Continua após a publicidade

Ainda segundo a empresa, o asfalto da ciclovia foi retirado por causa “da grama sintética instalada no campo de futebol – houve a impermeabilização de 1.500 m²”.

“Como forma de compensação, a prefeitura, por meio da SVMA [Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente], indicou que a Nike permeabilizasse uma área específica de asfalto degradado no parque, com a mesma metragem do campo”, afirmou a companhia.

Campo de futebol Parque Ibirapuera
Campo de futebol revitalizado no Parque do Ibirapuera (Nike/Divulgação)

A prefeitura disse em nota que a placa “não era oficial, estava com o texto incorreto” e já foi removida. “A Prefeitura de São Paulo vai apurar as responsabilidades pela colocação da mensagem e, se necessário, adotará medidas contra quem autorizou a fixação, uma vez que a placa, além de errada, usa padrões gráficos não mais adotados pela municipalidade”, afirmou.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a atual gestão, a ciclovia continuará a existir, ao contrário do que dizia a placa, “mas passará por uma reformulação que praticamente não afetará o seu uso”. Procurada, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente não se manifestou até a publicação desta nota.

Em Paris

No fim de agosto, uma placa publicitária da Volkswagen no Stade de France, em Paris, durante o jogo entre França e Holanda, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, também causou polêmica.

A placa dizia: “não deixaremos que um país de ciclistas nos corte a estrada”. A mensagem usada pela montadora de automóveis, patrocinadora da seleção francesa de futebol, foi uma alusão ao fato de os holandeses serem conhecidos na Europa por usarem muito a bicicleta para se locomoverem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.