Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

China diz que EUA causam turbulência ao acusar país de manipular moeda

Banco do Povo Chinês disse que atitude dos americanos pode prejudicar 'seriamente a ordem financeira global'

Por da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 16h14 - Publicado em 6 ago 2019, 11h20

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) afirmou nesta terça-feira, 6, que “lamenta profundamente” e “se opõe firmemente” à decisão dos Estados Unidos de designar o país asiático como manipulador cambial. Segundo a autoridade financeira, a postura dos EUA pode “prejudicar seriamente a ordem financeira internacional e provocar caos nos mercados financeiros”.

A decisão dos EUA de intensificar as tensões cambiais na segunda-feira também vai “impedir a recuperação econômica e do comércio globais”, afirmou o banco, em resposta oficial em seu site.

Segundo o comunicado, o Banco do Povo China “não usa e não usará a taxa cambial como uma ferramenta para lidar com as disputas comerciais”.

“A China avisou os Estados Unidos para segurarem as rédeas antes do precipício, e para estarem cientes de seus erros, voltando atrás em sua trajetória errada”, completou o banco.

Na segunda-feira, o departamento do Tesouro dos EUA disse que determinou pela primeira vez desde 1994 que a China está manipulando sua moeda, levando a disputa comercial para além das tarifas.

A decisão dos EUA foi provocada puramente por motivos políticos para “descarregar sua raiva”, disse o Global Times, influente tabloide chinês publicado pelo People’s Daily, do Partido Comunista.

Impacto no Brasil.

O novo capítulo da crise econômica derrubou mercados financeiros em todo mundo e, inclusive no Brasil na segunda-feira.  Aqui, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira fechou o dia em queda de 2,5%, aos 100.097 pontos e o dólar teve alta de 1,7%, vendido a 3,96 reais. Nesta terça-feira, por volta das 11h10, o Ibovespa operava em alta de 1,48%, aos 101.581 pontos, A alta é puxada pela expectativa do mercado com a votação do segundo turno da reforma da Previdência. O dólar tinha ligeira queda, de 0,04% vendido a 3,95 reais. 

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.